Debênture é um ativo de renda fixa assim como são os CDBs, LCI, LCA, Tesouro Direto, Letras de câmbio etc. É emitida por sociedade anônima aberta ou fechada.
A debênture é um título de dívida, onde o investidor compra uma determinada quantidade do ativo e tem direito a uma remuneração (com juros) mais o principal periodicamente ou no vencimento. Para o emissor, as debêntures são uma forma alternativa de captar recursos financeiros para diversas finalidades, como infraestrutura, financiar projetos, reestruturar dívidas etc.
Por ser um ativo de renda fixa, o investidor tem a previsão do valor a ser recebido no vencimento. E muitas vezes a rentabilidade delas ultrapassam outros títulos de renda fixa mais comuns no mercado o que a deixa bem atrativa para investimentos que podem ser de longo e médio prazos.
Para você ter uma ideia, hoje no mercado encontramos debêntures rendendo IPCA + 8,78% a.a o que equivaleria a um ativo do tesouro direto rendendo IPCA + 10,33%a.a.
Outra vantagem é que as debêntures podem ser negociadas antes do prazo de vencimento, caso o investidor veja vantagem nisso e queira realizar o lucro.
Além de alguns tipos serem isentas de IR, o que melhora ainda mais o rendimento, estas são as chamadas debêntures incentivadas. É uma opção interessante para diversificar a carteira. As incentivadas são emitidas por empresas que pretendem realizar projetos de infraestrutura (construir estradas, portos etc) e por isso ela tem isenção de IR, como já mencionado acima.
Outro tipo de debênture são as comuns, estas já não contam com a isenção de IR e são tributadas de acordo com a tabela regressiva para renda fixa (que vai de 22,5% a 15%).
Para ver qual é mais vantajosa você deve comparar suas rentabilidades.
Classificação das debêntures:
Simples: Não pode ser convertida em ações
Conversíveis: Podem ser convertidas em ações ao final do período ou prazo.
O rendimento deste ativo pode ser: Pré-fixado, pós-fixado ou Misto.
Ao escolher uma debênture fique atento ao emissor, pesquise sobre ele, leia o prospecto, tipos de garantias oferecidas, entenda se é uma empresa sólida e com condições de arcar com seus compromissos.
Este ativo não possui garantia do FGV (Fundo garantidor de crédito) e não serve como margem de garantia para operações na bolsa, por isso antes de investir deve-se pesquisar bem.
Ainda tem dúvidas? Fale com a gente!
Bons investimentos e até breve!
Izabella Alves
0Respostas em O que é debênture?"